Whatsapp: (33) 9 9122-2882

Portuguese English Spanish

OXÓSSI

OXÓSSI

O Deus dos caçadores seria irmão mais moço de Ogum e filho de Yemanjá . Seu culto é muito popular no Brasil e em Cuba, mas está praticamente extinto na áfrica. A explicação pode estar no fato de a cidade de Ketu ter sido dizimada no século passado. Por esta razão, no Brasil e confunde esta divindde com Odé . Oxóssi ou Odé foi rei de Ketu. Sua origem lendária conta que durante os festejos da colheita de Inhame , no palácio real de Olofin, em Ifé, este havia esquecido das oferendas às feiticeiras (Yammis Oxorongá). Por vingança, elas mandaram ao palácio um imenso pássaro que planou sobre a multidão e pousou no telhado do palácio. Desesperado, Olofin convocou quatro Oxos(caçadores), mas só o último deles, Oxotakanxoxo("O atirador de uma única flecha") conseguiu matar o animal e passou a chamar-se Oxóssi, o caçador amado pelo povo .

 

O HOMEM DE OXÓSSI

 O filho de Oxóssi tem muito medo de ser rejeitado pela pessoa na qual está interessado e então espreita bem o seu alvo antes de atirar sua flecha. Não é difícil identificá-lo. Tem apar~encia tímida e, num grupo, é sempre aquele que ouve muito antes de expressar suas opiniões. Age assim também nos assuntos do coração. Cuidadoso, vai demorar muito a se declarar, mas quando o fizer, a mulher se surpreenderá porque encontrará nele um homem expansivo, disposto a cercá-la de tudo o que estiver ao seu alcance. A mulher por quem se apaixonar nunca passará vergonha , fome ou necessidade. Por ser cuidadoso na escolha da parceira, ele também é muito ciumento. Traí-lo significa perdê-lo. O melhor é cercá-lo de todas as atenções.

A  MULHER  DE  OXÓSSI

 Geralmente, a filha de Oxóssi chama atenção dos homens pelo corpo bonito, com seios , pernas e quadris fartos. Mas por trás dessa aparência superfeminina esconde-se uma verdadeira guerreira, disposta a tudo para agarrar o homem da sua vida. é aquela que sustenta qualquer problema de seu companheiro, que está sempre ao seu lado e não o deixa cair. Apesar de ter atitudes firmes, que indicam grande auto-suficiência, ela vive à procura de sua outra metade e entrega-se totalmente quando ama. Por isso, exige do homem a mesma coisa e sofre demais por ciúme. Para ela, o companheiro ideal deve ser forte, inteligente e dominador nos assuntos sexuais. Em troca, ela "esquentará" o mais frio dos mortais.

Dia: Quinta - Feira

Numero: 6

Domínio: Matas e Campos de Agricultura

Comida: Milho Cozido Com Coco ( axóxó )

Côres: Azul Turqueza , Verde e Azul Com Dourado

Saudação: Ára Um Xê Kôkê Odé. Okê  Arô, Odé  Kôkê  Odé !

 

 

Cantiga deste Orixá

Publicidade