WhatsApp: (33) 9 9903-7407

Portuguese English Spanish

QUALIDADES DE OXUM

QUALIDADES  DE  OXUM

 

OXUM ABALÔ: É uma velha Oxum, de culto antigo, considerada Iyá Ominibú, tem ligação com Oyá, Ogum e Oxóssi, veste-se de cores claras, usa abebé e alfange.

OXUM  IJÍMUN: É outro tipo de Oxum velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa. Leva abèbé e alfange, tem ligação com as Iyamís, é responsável por todos os Otás dos rios.

OXUM ABOTÔ:  Também uma velha oxum de culto antigo, ligada as Iyamís, feiticeira, carrega abebe e alfange, tem ligação com Nanã, Oyá de culto Igbalé.

OXUM OPARÁ: Seria a mais jovem das Oxuns, e um tipo guerreiro que acompanha Ogum, vivendo com ele pelas estradas; dança com ele quando se manifestam, juntos numa festa; leva uma espada na mão e pode vestir-se de cor de marron avermelhado, a Senhora da Espada.

OXUM AJAGURA: Outra Oxum guerreira que leva espada, jovem, tem ligação com Yêmanjá e Xangô.

YEYÊ OKÊ: Oxum jovem guerreira, muito ligada a Oxóssi, carrega ofá e erukerê.

YEYÊ  ÌPONDÁ: É também uma Oxum Guerreira ligada a Ibualama. Yeyê Pondá é rainda da cidade que leva seu nome Ìpondá, leva uma espada e veste-se de amarelo ouro e branco quando acompanha Oxaguiã.

YEYÊ  OGA: É  uma Oxum velha e muito guereira, carrega abebê e alfange.

YEYÊ  KARÊ: É um Oxum jovem e guereira, ligada a Odé Karè, Logum-Odé.

YEYÊ IPETU: É uma Oxum de culto muito antigo, no interior da floresta, na nascente dos rios, ligada a Ossãe e principalmente a Oyá dada a sua ligação com Egum.

YEYÊ  AYAALÁ: É talvez a mais ancestral dentre todas, veste-se de branco, ligada a Orunmilá e as iyámis, considerada a avó.

YEYÊ OTIN: Oxum com estreita ligação com Ínlê, ligada a caça e usa ofá e abebê.

YEYÊ IBERÍ: Oxum nova, concentra a vaidade e toda beleza e elegância de uma Oxum, dizem ser a Oxum de mãe menininha do Gantois (Im memoriam).

YEYÊ MOUWÒ: Oxum ligada a Olokun e Yêmanjá, grande poder das iyámís, veste-se de cores claras e usa abebê e ofange.

YEYÊ POPOLOKUN: Oxum de culto raro, ligado aos lagos e lagoas.

YEYÊ OLÓKÒ: Oxum guerreira , vive na floresta nos grandes poços de água, padroeira do pôço.

 

Rádio  Nocaute  ao  vivo:

 

Publicidade