DESCUBRA QUAL É O SEU ODÚ
Tão importante quanto nosso Orixá, nosso Odú tem importância fundamental em nossas vidas. Vamos esclarecer aqui o porque o Odú é fundamental em nosso destino. Há no Brasil uma grande curiosidade das pessoas em conhecer o Orixá de cabeça; quem é seu pai ou sua mãe espiritual. É compreensível. Crêio, porém, que não devemos perder a dimensão de que é mais importante conhecer o Odú pessoal que o Orixá de cabeça. Veja bem: Odú é uma espécie de sígno que rege o nascimento de cada pessoa. A tradição iorubá aponta a existência de 16 Odús principais, cujas combinações perfazem 256 Odús. Cada um de nós é regido por um desses Odús ou omó Odú. Cada Odú é composto de uma infinidade de fundamentos, relatando a história da criação e o papel que os Orixás e uma série de outras espiritualidades exerceram nessa história primordial. O conjunto dos Odús forma, então, o texto canônico sobre o qual se sustenta a tradição de Ifá. Dentro dos Odús estão os caminhos e as possibilidades que cada um de nós carregará para o resto das nossas vidas. Nesse sentido, Odú é o destino possível de cada um. Meu Odú, por exemplo, contém as coisas que devo evitar os eventos que podem colocar em risco a minha vida, as comidas que me fazem bem, as comidas que me fazem mal, minhas aptidões profissionais, minha relação com meus ancestrais, as folhas que me curam, as folhas que me matam, os ebós que me salvam os Orixás que me acompanham… O que salva, no meu Odú, pode matar, no Odú de outra pessoa. Nenhum ser humano escapa ao seu Odú. Vive os caminhos irê (positivos) ou ibi (negativos), mas não escapa. Odú é o designo de Olorum, o deus maior. Em cada Odú, os contos relatam as histórias dos Orixás e de outros elementos encantados da natureza. Não se faz – ou não se deveria fazer – santo na cabeça de uma pessoa sem o conhecimento prévio do Odú da mesma. Exemplifico. Digamos que o Yaô (Filho de Santo) que vai se iniciar seja filho de Xangô. Há um dos 256 odus – daqueles famosos, que todo Babalorixá conhece – em que Ifá revela que a energia de Xangô é forte demais para ser consagrada na cabeça de alguém. A simples menção do nome deste Odú evoca os poderes do fogo. Imaginem raspar Xangô no ori de um noviço que seja desse Odú. Não se raspa em nenhuma hipótese. Assim Ifá ensina como o sacerdote deve agir. Ossá, Irossum nos diz em um de seus versos: Só Orunmilá pode revelar o Orixá de cabeça de cada pessoa e só Orunmilá pode determinar que Orixá deva ser consagrado na cabeça de cada um. É por isso que conheço exemplos louváveis de grandes Babalorixás e Yalorixás que não fazem Orixá na cabeça de ninguém sem antes consultar o Opelê-Ifá, para confirmar se os procedimentos litúrgicos adotados estão de acordo com as ordens do único Orixá que pode estabelecer isso: Orunmilá. A palavra Odú significa destino, caminhos e, por este motivo através de oferendas específicas para nosso Odú, poderemos nos livrar de determinadas situações de perigos em nossas vidas e, poderemos inclusive amenizar os problemas que estão mostrando perigos em nosso destino como: Doenças, acidentes etç etç. Para saber qual é o seu Odú, preencha os campos do formulário abaixo corretamente com seu nome completo de batismo e a data correta do seu nascimento. Esta consulta será enviada para o seu e-mail.
NOTA: Só vai funcionar se for digitado os dados corretamente conforme o exemplo abaixo.
EXEMPLO:
Joaquim José da Silva Xavier
12/12/1746